-
Arquitetos: LADO Arquitectura e Design
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: DCW EDITIONS, Gervasoni, Hatco, Nova Color, Simas, THPG, Viúva Lamego
Descrição enviada pela equipe de projeto. Considerado um dos melhores do mundo, o peixe português é o foco do novo e arrojado restaurante Pesca, idealizado pelo chef Diogo Noronha, que faz uma abordagem inovadora aos ingredientes tradicionais portugueses e realça a riqueza da comida atlântica.
O restaurante ocupa dois andares de um edifício do século XIX no elegante bairro do Príncipe Real, em Lisboa. O atelier Lado foi chamado para repensar totalmente o espaço, criando um restaurante com uma capacidade de 50 pessoas, num interior contemporâneo e intimista.
No primeiro andar situa-se o bar, a cozinha, por onde os clientes devem passar, e a sala de jantar. A cave acolhe uma sala de jantar privativa, as instalações sanitárias, adega e todas as áreas técnicas. O objetivo principal do projeto foi o de harmonizar as áreas internas e externas, criando uma continuidade elegante em todos os espaços.
Para tal, foi utilizada uma combinação de materiais contínua em todo o espaço, desde o pavimento com os seus mosaicos terrazzo até aos móveis, principalmente em madeira reciclada e móveis antigos. Outro desafio foi garantir que o espaço externo pudesse ser utilizado durante todo o ano. Isso foi conseguido com a instalação de um terraço bioclimático contíguo à sala de jantar interna. Com as paredes revestidas a azulejos tradicionais portugueses, o restaurante tem um ambiente tranquilo, mas com muita atenção aos pormenores. Tudo foi meticulosamente pensado: desde a escolha das cadeiras até aos candeeiros de inspiração industrial. O projecto de arquitetura e design de interiores assenta numa mistura de detalhes minimalistas combinados com materiais tradicionais, criando um ambiente aconchegante, projetado para deixar os clientes à vontade.